ED 2026

Formação Avançada em Nutrição Ortomolecular e Psiconeuroimunologia

A terapia Ortomolecular e a PsicoNeuroImunologia (PNI) adoptam uma abordagem integrativa do ser humano. Tratar apenas sintomas, numa visão mecanicista, não previne nem resolve doenças. A compreensão do contexto fisiológico, neurológico e psicológico é essencial para o sucesso terapêutico.

SOBRE A FORMAÇÃO

NOPNI

“Ortomolecular” apareceu na psiquiatria nos anos 1960 com Linus Pauling; significa “quantidade correcta de moléculas” e foca-se em corrigir desequilíbrios de vitaminas, nutrientes e hormonas para prevenir doenças.

A Psiconeuroimunologia (PNI), iniciada por Robert Ader em 1981, estuda a interação entre psiquismo, sistema nervoso e sistema imunitário, bem como o seu papel na saúde, nas doenças autoimunes, na hipersensibilidade e na imunodeficiência, integrando áreas como psicologia, neurociência, imunologia e endocrinologia.

Objetivos:

  • Relacionar os sintomas dos pacientes com os mecanismos fisiológicos e psiconeurológicos, interligando a mente, o corpo e o ser humano com os fatores epigenéticos que o afetam;
  • Dominar a bioquímica relevante ao funcionamento dos órgãos e tecidos principais e interligar com o défice de micronutrientes ou excesso de toxinas;
  • Desenvolver protocolos e ferramentas que permitam parar a cronicidade e devolver a saúde de forma sustentável aos pacientes;

DETALHES DA FORMAÇÃO

Veja as principais características:

Sessão Síncrona, através de videoconferência – Zoom Profissional. Nestas, o(a) formando(a) poderá formular questões e esclarecer quaisquer dúvidas com o(a) formador(a) e, também, realizar uma aprendizagem colaborativa em grupo.

Sessão Assíncrona através do grupo de WhatsApp, criado especificamente para formandos e formadores desta ação. Esta modalidade facilitará ao formando ter um acompanhamento contínuo dos especialistas, permitindo a troca de experiências com colegas e a colocação de dúvidas diretamente aos formadores, fora do calendário de Diretos.

Informações:

  • Todas as sessões são gravadas e ficam disponíveis na plataforma até 3 meses após a formação ter finalizado.
  • Realização de aferição de conhecimentos no término da formação.
  • Avaliação refletida na emissão do certificado DGERT.

Referencial do Curso: Download Aqui

  • Bases da medicina funcional
  • Bases da nutrição funcional
  • Segundo cérebro, Imunidade e Microbiota
  • Tratamento de Doenças gastrointestinais
  • Tratamento integrativo do stress, ansiedade e problemas do sono
  • Tratamento integrativo da Tiróide
  • Tratamento integrativo na regulação de Hormonas Sexuais
  • Tratamento de problemas ginecológicos
  • Interpretação de análises clínicas aplicadas à nutrição ortomolecular
  • Nutrição ortomolecular aplicada a atividade física

Ao concluir, os formandos estarão aptos a:

  • Integrar o conhecimento bioquímico e psiconeuroimunológico com as ferramentas de trabalho habituais, melhorando a sua eficácia e aumentando as propostas para o público-alvo;
  • Tornar-se uma referência dentro da própria profissão, melhorando a gratificação e qualidade de vida.

Cronograma do Curso: Download Aqui

EQUIPA FORMATIVA

Conheça a Equipa Formativa:

Afonso Salgado

Estados Unidos

Especialista em Medicina Integrativa com formação em fisioterapia, nutrição, osteopatia e neurociências. Co-autor de estudos com a Universidade de Harvard, com vasta experiência em técnicas avançadas e personalizadas para modulação do SNA.

  • Fisioterapeuta e Nutricionista
  • Formaçāo em Therapeutic Food Plans – American Nutrition Association
  • Alternative Medical Practitioner pela American Alternative Medical Association
  • Health Coach e Nutrition – USA
  • Osteopata IWGS – França
  • Mestrado pela Faculdade de Medicina – UNESP- SP
  • Doutorado Unicastelo – SP em Engenharia Biomédica
  • Pós doutorados em Neurociência – UNISUL – SC
  • Formaçāo em Terapia Manual – University of ST Augustine – USA
  • Autor de 5 livros e outros revisados e Traduzidos
  • Co- autor Photobiomodulation in the Brain – Equipe Harvard University – USA
  • Formaçāo em Terapia Manual – University of ST Augustine – USA
  • Formaçāo em Medicina Funcional – Institute of Functional Medicine – USA
  • Formaçāo em Naturopatia pelo -Alternative College of Canada
  • Formaçāo em Osteopatia IWGS – França
  • Formação em Osteoetiopatia – ATMS – Bélgica
  • Formaçāo em FODMAPS – Monash University – Australia

Alexandra Vasconcelos

Portugal

Farmacêutica de formação, deixou a profissão em 2003 para se dedicar à medicina preventiva e integrativa, com foco em terapias biológicas personalizadas. É especialista em naturopatia, nutrição e envelhecimento saudável. Fundadora das Clínicas Viver (Lisboa e Porto), atua também como oradora em eventos sobre saúde intestinal, doenças autoimunes e nutrição funcional.

  • Farmacêutica, Naturopata e Fitoterapêuta
  • Master em Medicina Integrativa e Humanista – Instituto Linneo, Madrid e Universidade Atlântica e Master em Nutrição Ortomolecular pelo CENAC – Barcelona, Espanha
  • Pós graduada em Nutrição oncológica pela Universidade Católica – Lisboa
  • Pós graduada em Adequação nutricional e manutenção da homeostase- prevenção e tratamento de doenças relacionadas à idade pela da Academia Dr Lair Ribeiro e Centro universitário INGA – Brasil
  • Prática Clínica, diplomada e formadora em Bioressonância e medicina bioreguladora.
  • Membro e formadora da Associacion Española de Microimunoterapia (AEMI)
  • Preletora e formadora em diversos congressos e cursos de especialização no âmbito da Nutrição, Suplementação, Envelhecimento saudável e Prevenção de doenças.
  • Autora de vários livros e cursos na área da saúde e envelhecimento saudável
  • Diretora e fundadora das Clínicas Viver, Medicina Integrativa em Lisboa e Porto
  • Oradora em diversos congressos e cursos de especialização no âmbito da Nutrição funcional, Saúde Intestinal e Microbiota, Doenças Autoimunes e Envelhecimento Saudável

Ana Moreira

Portugal

Licenciada em Medicina pela Universidade do Porto e mestre em Medicina Biológica e Anti-Envelhecimento. É doutoranda em Saúde Quântica e diretora clínica do Centro de Medicina Integrativa no Porto. Preside a Sociedade Portuguesa de Medicina Integrativa, organizando congressos internacionais.

  • Licenciada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade do Porto

  • Membro da Ordem dos Médicos Portugueses

  • Mestre em Medicina Biológica e Antienvelhecimento (Universidade de Alcalá, Madrid)

  • Pós-graduada em Dermo-Farmácia e Cosmética

  • Pós-graduada em Medicina do Envelhecimento

  • Pós-graduada em Climatologia e Hidrologia

  • Pós-graduada em Medicina do Trabalho

  • Formadora na área da saúde

  • Participa, como oradora, em seminários, colóquios e palestras nacionais e internacionais

  • Diretora-geral e clínica do Centro de Medicina Integrativa

Silvia Alonso

Espanha

Docente de Nutrição e Alimentação nos cursos de nutrição e alimentação biológica e consciente, oficinas de técnicas de culinária saudável. Editora e escritora científica e consultora de nutrição holística. Fundadora e co-diretora da Vegetal.

  • Licenciada em Biologia na Universidade de Santiago de Compostela.
  • Mestre em Nutrição e Metabolismo na Universidade Rovira i Virgili (Tarragona) e Universidade de Barcelona.
  • Pós-graduação de Especialização em PsicoNeuroImunoEndocrinologia no Centro Médico KenZen (Terrassa, Barcelona)

TonTon

Itália e Portugal

Nutricionista, Chef, Biohacker e Terapeuta Holístico, especializado em transformar vidas de forma individualizada. Pós-graduado em Farmacologia, estudou Gastronomia Funcional, Vegetariana e Macrobiótica, além de ser Personal Trainer certificado.

  • Mentor especializado em estratégias de lifestyle com foco em otimizar saúde, energia, longevidade, ganho muscular e redução de gordura

  • Pesquisador entusiasta e utilizador de CBD (Canabidiol) desde 2017

  • Aromaterapeuta, aplicando conhecimentos de óleos essenciais para o bem-estar e qualidade de vida

  • Formação em Gastronomia Funcional

  • Certificação como Personal Trainer

  • Pós-graduação em Farmacologia

  • Doutoramento em Ciências da Saúde, combinando conhecimento técnico e científico com práticas holísticas

  • Graduação em Nutrição

  • Autista

  • Escritor

  • Empreendedor

Idílio Dias

Brasil

Atualmente exerce atividade como profissional liberal na Clínica Dr. Idilio Dias. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Endocrinologia e Medicina Preventiva;

Membro do corpo diretivo da Sociedade Brasileira Para Estudos da Fisiologia – SOBRAF e Membro da WOSAAM World Society of Antiaging Medicine

  • Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajubá. 
  • É Professor nos cursos de pós graduação do Grupo Longevidade Saudável – Módulo de Endocrinologia da Obesidade.

Aida Moreira

Portugal

Médica formada pela Universidade do Porto, dedicada à Medicina Integrativa e Funcional. Atua no Porto com abordagem baseada em evidência. Vice-Presidente da Sociedade Portuguesa de Medicina Integrativa, com foco em metabolismo, hormônios e estilo de vida.

  • Formação na Paracelsus Klinik – Academia Suíça de Medicina Biológica

  • Formação em Sintergética (AIS)

  • Curso de Introdução Alimentar (método BLW e primeiros 1000 dias)

  • Curso Básico de Microscopia de Campo Escuro

  • Curso Avançado de Microscopia de Campo Escuro e Campo Claro

  • Pós-graduação em Medicina Funcional Integrativa – Academia Brasileira de Medicina Funcional Integrativa

  • Curso de Terapia Neural

  • Curso de Exames Laboratoriais (interpretação eficiente)

  • Formação em Jejum Intermitente

  • Curso Intensivo de Introdução à Modulação Hormonal

  • Formação em Suplementação Individualizada

  • Formação em Nutrição Funcional

  • Grand Master em Medicina Integrativa – TECH Global University

  • Participação contínua em congressos da área

HISTÓRIAS DE SUCESSO

Veja o impacto que a formação teve nos(as) nossos(as) formandos(as) através de testemunhos reais.

ENTRE EM CONTACTO

Escolha uma das opções para falar connosco:

Preencha o formulário para solicitar mais informações ou clique no botão abaixo para falar pelo WhatsApp com um dos nossos consultores.

SUCESSO

Mensagem enviada!