Publicações

Reabrimos portas! Ao fim de quase três meses, estamos de volta!

Publicado em 02/06/2020

Reabrimos no dia 01 de junho mas com novas regras.

 

NORMAS NOS ESPAÇOS DA EMAC



USO DE MÁSCARA É OBRIGATÓRIO

  1. A utilização de máscara é obrigatória para toda a comunidade, colaboradores, formadores, formandos e visitantes.

  2. Adicionalmente, devem ser sempre consideradas as já conhecidas medidas preventivas: distanciamento físico de 2 metros, etiqueta respiratória e higiene frequente das mãos.

     

  3. É obrigatória para toda a comunidade, colaboradores, formadores, formandos e visitantes, a desinfeção das mãos á entrada da EMAC.



QUEM SE PODE DIRIGIR AOS ESPAÇOS DA EMAC

  1. Não se devem deslocar aos espaços da EMAC as pessoas com sintomas sugestivos de infeção respiratória (tosse e/ou febre e/ou dificuldade respiratória), ainda que ligeiros.

 

ESPAÇOS FECHADOS/INFRAESTRUTURAS

  1. A lotação dos vários espaços da EMAC tais como salas de formação, gabinetes, espaço de acolhimento e atendimento está reduzida de forma a assegurar o distanciamento físico recomendado.

  2. O tempo de presença simultânea de pessoas em espaço fechado deve ser minimizado, sempre que possível.

  3. Os lugares de trabalho e formação devem ser, sempre que possível, reposicionados de forma a evitar posições frente-a-frente.

  4. Todos os espaços que não sejam essenciais e onde não seja possível garantir condições de distanciamento, higienização ou ventilação, manter-se-ão encerrados.



ESPAÇOS DE COFFEE BREAK

  1. Estes espaços estarão ventilados.

  2. Durante o período em questão, não existirá coffeebreak. Colaboradores, formandos e formadores poderão usar a máquina de café e da água.

  3. Formadores e formandos na pausa das formações, sempre que possível, devem aguardar no exterior o período de pausa, evitando aglomerados de pessoas em momentos de formação não formal.

     

HIGIENIZAÇÃO DE INSTALAÇÕES E EQUIPAMENTOS

  1. A EMAC tem um novo plano de higienização de instalações e equipamentos, respeitando as orientações da Direção Geral de Saúde quanto à metodologia, materiais, produtos e frequência de limpeza.

  2. É prioritária a higienização e desinfeção regular de superfícies de utilização por várias pessoas, tais como maçanetas, terminal de Multibanco, máquinas de café, água, mesas e cadeiras.

  3. Está prevista a utilização de detergentes para a higienização e soluções à base de álcool (com 70% álcool) ou lixívia (com 5% cloro livre), bem como detergentes de base desinfetante, que permitem uma higienização e desinfeção mais rápidas.

  4. A ventilação dos espaços, natural ou mecânica, será garantida durante e entre períodos de trabalho ou formação, de forma a permitir a renovação do ar daqueles espaços fechados.

  5. Os materiais em papel, como manuais ou documentos, podem ser manipulados sem luvas, desde que o profissional higienize as mãos após o contacto e evite levar as mãos ao rosto antes de as higienizar.

  6. As principais portas de acesso à EMAC, e salas de formação ou outros espaços frequentemente utilizados devem ser mantidas abertas sempre que possível, ou serem facilmente acionáveis com cotovelo ou pé, nos trajetos de entrada e de saída.









CONTACTOS

SNS 24:
808 24 24 24