A programação do Microbiota começa no Útero

O dietista, nutricionista e investigador Jesús Sanchis juntou-se com o psiconeuroinmunólogo clínico Xavi Cañellas para investigar e divulgar o que fazer para prevenir e tratar doenças autoimunes, inflamatórias metabólicas (diabetes tipo I e II, dermatites, hipertiroidismo e hipotiroidismo, hipercolesterolemia, alergias, endometriose, esclerose múltipla, fibromialgia, artrite reumatóide…), ou uma das pandemias mais importantes do século XXI: a obesidade.

 

Sanchis investiga nos laboratórios do Instituto de Agroquímica e Tecnologia de Alimentação do Conselho Superior de Investigações Científicas (IATA-CSIC) com um dos grupos de ponta da Europa e faz o doutoramento em Ciências da Alimentação na Universidade de Valência. Cañellas é co-fundador da Regenera.cat, empresa pioneira na formação em psiconeuroinmunologia clínica e evidência científica em Espanha, onde promove e investiga a relação entre saúde física, saúde emocional - dentro do projeto “Batega. Laboratori emocional”- e as mudanças no sistema imunitário.

 

Segundo eles, o sistema imunitário forma-se nos primeiros dois anos de vida e programa-se no útero da mãe. O amamento materno faz com que algumas doenças se possam evitar. “Está-se a investigar todos os nutrientes que contêm o leite materno, que é um alimento que seria necessário que os bebés recebessem pelo menos seis meses de forma exclusiva, e que contém substâncias que nenhum medicamento ainda conseguiu imitar”, comentam.

 

Jesus Sanchis e Xavi Cañellas fazem parte da equipa de professores da EMAC - Escola de Saúde Integral.

 

Jesus Sanchis        Xavi Cañellas

   Quem é?                Quem é?

 

Fonte: Jesus Sanchis (página oficial)