Conselhos para se proteger do sol de forma natural

O sol é fundamental para a vida mas a exposição aos seus raios exige cuidados especiais. A Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto partilhou com o site Boas Notícias alguns conselhos para se proteger de forma natural.

 

Com a aproximação dos dias com maior exposição solar torna-se indispensável ter mais cuidado para prevenir a ação dos raios ultravioleta. Sem proteção solar a pele está sujeita a efeitos nocivos e irreversíveis, como queimaduras, manchas, desidratação, rugas e o envelhecimento precoce. Por isso, não se esqueça de aplicar protetor solar todos os dias. Mas há ainda algumas soluções naturais que o podem ajudar a proteger-se do sol.

 

Abacate, coco, aloé e karité:

Para uma maior proteção e hidratação da pele face à exposição ultravioleta, a Escola de Medicinas Alternativas e Complementares do Porto (EMAC) recomenda a aplicação dos óleos de abacate e de coco na pele. Estes produtos naturais são bons protetores naturais, com eficácia entre os 6 FPS e 15 FPS.

Pode ainda misturar estes óleos essenciais com aloé vera ou manteiga de karité, em estado natural ou creme, para garantir a máxima hidratação da pele. Estes são também ótimas bases para cremes pós-solares caseiros, quando aliados com óleos essenciais calmantes como é o caso da lavanda.

André Dourado, diretor da EMAC, refere ao site Boas Notícias que "o uso destes produtos naturais é altamente recomendado para todos os tipos de pele, desde bebés a idosos.” E que “não há contraindicações para a sua aplicação”.

 

Bronze mais duradouro:

A dieta é também muito importante para a saúde da pele. Há alimentos que contribuem para a aumentar a proteção da pele contra as radiações, queimaduras e cancro da pele e outros que ajudam a conseguir um bronzeado mais bonito e duradouro.

Os alimentos alaranjados, como cenoura, abóbora, batata-doce, manga, meloa, alperce mas também os alimentos ricos em pigmentos chamados carotenoides como os espinafres e a couve reforçam a produção de melanina ao mesmo tempo que protegem a pele.

Pegue nestes produtos naturais e nestes alimentos e cuide da sua pele por dentro e por fora.

 

Fonte: noticias ao minuto