Tratamento Ortomolecular da Diabetes

Mais de 200 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de Diabetes. A Ortomolecular ajuda a gerir de forma efetiva esta doença crónica. 

Na diabetes observamos demasiada glucose e muito pouca insulina. A diabetes pode ser do tipo 1, aparece mais em crianças e jovens adultos, e requere injeção de insulina diária, ou pode ser do tipo 2, afetando pessoas de mais idade ainda que hoje em dia já afeta quase todas as faixas etárias.  

Na diabetes tipo 2 ocorre um défice crónico de nutrientes essenciais. Isto ajuda a entender o aparecimento de doenças cardiovasculares relacionadas com estes défices (ver Tratamento da Arteriosclerose com Nutrição Ortomolecular) 

Glucose e vitamina C são moléculas muito semelhantes. A parece celular das células existem bombas que transportam tanto vitamina C como glucose para dentro das células. Se houver demasiado açúcar, a vitamina C não entra dentro das células, e nas células do tecido conjuntivo e parede celular arterial causa diminuição da formação de colagénio. Este efeito observa-se em todo o corpo e conduz à deficiência sistémica intracelular de vitamina C. 

Para além desta vitaminas, crómio, inositol, colina, vitaminas B e E desempenham um papel também muito importante na regulação do metabolismo da glucose e produção de insulina no pâncreas. 

Diversos estudos científicos provaram em ensaios clínicos a redução da hemoglobina glicosilada com este tipo de abordagem nutricional. 

Para além desta abordagem desenvolvida por investigadores, outras terapias nutricionais ensinadas na EMAC em Naturopatia e em Nutrição Terapêutica e Ortomolecular têm nos últimos anos revertido completamente muitos casos de Diabetes tipo 2.