MICROBIOTA INTESTINAL

MICROBIOTA INTESTINAL

Formação Profissional

A nossa saúde depende de saber cuidá-la e alimentá-la corretamente!

Hoje em dia, sabemos que doenças tão importantes e prevalentes como a obesidade, a diabetes, os acidentes cardiovasculares e, inclusive, os distintos tipos de cancro, assim como também a ansiedade e a depressão, estão muito relacionados com a microbiota intestinal. Portanto, a nossa saúde depende, em boa medida, de saber cuidá-la e alimentá-la corretamente.

A janela de oportunidades é uma etapa da vida que se estende desde a gestação até aproximadamente os três anos de vida, momento em que a criança adquire uma microflora intestinal “adulta”. Os acontecimentos que ocorrem ao longo desta janela, a gestação, o parto, a amamentação e a introdução dos alimentos, bem como o ambiente em que se produzem, marcarão a saúde do futuro adulto. E o ponto em comum de quase todas as alterações da saúde que sofremos, hoje em dia, é o sistema digestivo e o ecossistema que o habita.

Já não é tão estranho associar as alergias ou a asma, inclusive os problemas de pele, com o intestino. Muito menos é, relacionar diretamente a nossa saúde cerebral com o aparato digestivo. Talvez deveríamos começar a mudar o "somos o que comemos", por "somos o que os nossos micro-organismo comem e nos deixam ser".

Se pretende mais informações, contacte-nos  através do chat, via telefone ou email.

  • Público-Alvo: Profissionais de saúde
  • Duração: 2 sessões
  • Carga Horária: 16 horas

Objetivo

  • Conhecer as bases da microbiota intestinal e o seu papel no equilíbrio entre a saude e a doença, aprendendo quais são factores que permitem cuidar do ecosistema intestinal.

Programa

  1. Microbiota intestinal: do que estamos a falar?
  2. Programando a microbiota: A janela de oportunidades;
  3. Metabolismo e obesidade: Disbiose?
  4. Microbiota-intestino-cérebro-eixo;
  5. Alimentos prebióticos: as bactérias são gourmets.

O que aprenderá

  • Aprender a estrutura teórica do ecossistema intestinal: simbioses/disbioses;
  • Estudar a janela de oportunidades como a base da programação da microbiota: pré-gestação, gestação, parto e primeiros 3 anos de vida;
  • Compreender que o metabolismo e as suas desordens em forma de resistência da insulina, obesidade e inflamação têm uma origem em comum: a microbiota;
  • Aprofundar a comunicação entre os micro-organismos e o cérebro: quem comanda a nossa conduta?
  • Conhecer o que alimenta a nossa microbiota: alimentação prebiótica.

Agenda

  • 27 JUL
    Porto - Portugal

    MICROBIOTA INTESTINAL FORMAÇÃO PARA PROFISSIONAIS DE SAÚDE