Datas previstas

28 de outubro de 2018

Duração

8 horas

Local

EMAC, Porto

Modo

Presencial

Seminário de Aromaterapia na Gravidez e Preparação do Parto

Breve descrição

Preparar e acompanhar a mãe para o momento mais importante da sua vida, ajudá-la a enfrentar o medo do parto, o medo da dor e ainda em todas as etapas envolvidas neste processo, é um dos trabalhos mais importante e gratificante dos profissionais de saúde. A terapia dos aromas é uma mais-valia para o ser humano, sendo uma excelente forma de praticar uma Medicina Natural respeitando e ajudando o corpo humano, interagindo com todos os seus sistemas e promovendo o auto-equilíbrio.

A gravidez é uma das fases mais marcantes na vida de uma mulher e o que para muitas mulheres e bebés é um processo doloroso e traumático, para outros é um processo bonito, de plenitude e prazer.

Algumas mamãs têm encontrado na Aromaterapia Biológica mais-valias no cuidado durante a gravidez e no momento do parto, como auxílio no controle da dor e na gestão de todas as emoções envolventes desta fase. Contudo, as utilizações devem ser recomendadas e personalizadas por um profissional devidamente especializado e com formação reconhecida.

Com base nas experiências e relatos das mulheres que utilizaram a aromaterapia para facilitar e harmonizar o seu processo de parto, observamos que este se realizou de forma rápida, com muita facilidade e a sensação de dor foi confundida com a sensação de prazer, induzindo nestas mulheres uma alegria acompanhada de um aumento interno de Amor por elas e pelo seu próprio filho.

Existem estudos científicos e estudos piloto que referem que a aromaterapia no seu mais correto uso de óleos essenciais, durante o trabalho de parto, podem reduzir as necessidades de uso de medicação farmacológica para o controle da dor, como indica o estudo “ Reed & Norfolk´s pilot study“ onde Lynne Norfolk e Lynne Reed aromaterapeutas no Hospital Ipswish, em 1993, testaram em 38 grávidas o óleo essencial de Lavandula officinalis no alívio da dor, usando a técnica de banhos para promover uma melhor dilatação. Concluíram o seguinte:

  • 5 gotas de óleo essencial de Lavanda no banho não apresentam qualquer risco para o feto;

  • 34 das 38 mulheres grávidas tiveram mais de 2 dedos de dilatação;

  • Todas as grávidas tiveram uma redução significativa da dor.
     

Em 1996, um estudo piloto de pequena dimensão foi feito pela comunidade “midwife Rosemary Feasey”, que consistia na utilização de compressas quentes e óleo essencial de Lavandula Angustifólia. Esta ação tinha como objetivo ajudar a prevenir lesões do períneo em mulheres cujo trabalho de parto se inicia. O estudo foi realizado com 25 mulheres. Apesar de o estudo ser inconclusivo, a maioria das mulheres sentiu conforto e pouca dor no períneo. O aroma ajudou-as a relaxar e estiveram capazes de ouvir melhor as instruções dos médicos e enfermeiras. Assim o períneo abriu-se de uma forma lenta e fácil (Daniel Penoel – “Aromatherapy” p. 196). 

A terapia dos aromas é uma mais-valia para o ser humano, pois encontramos excelentes soluções para todos os momentos da nossa vida. Os óleos essenciais, no seu contexto biológico, são uma excelente forma de praticar uma Medicina natural respeitando e ajudando o corpo humano, interagindo com todos os seus sistemas e promovendo o auto equilíbrio. 

 
  • Conceitos Básicos da Aromaterapia Biológica:
    • O que são Óleos essenciais Biológicos;
    • Como funcionam os óleos essenciais;
    • Onde atuam;
    • Métodos da prática clinica.
  • Mudanças na Mulher na Gestação:
    • 1º Trimestre de gravidez, que óleos essenciais usar nos sintomas: azia, enjoo, ansiedade, fadiga e insónia;
    • Aspetos emocionais ligados à gravidez, traumas e medos;
    • 2º e 3º trimestre de gravidez e os sintomas associados; pernas cansadas e inchadas, prisão de ventre, hemorroides, anemia.
  • Preparação para o parto:
    • Óleos e fórmulas para a massagem do períneo;
    • Ligação Mulher / Homem, aspetos emocionais;
    • Banhos para ajudar no trabalho de parto.

Dotar o formando de conhecimentos de aromaterapia biológica clínica para a aplicação durante a gravidez de óleos essenciais nos diferentes sintomas da mulher.

Enfermeiros Obstetras e Parteiros.