Datas previstas

início: 16 de setembro de 2017
término: 9 de dezembro de 2017

Duração

4 meses (1 sábado p/mês)

Local

Porto

Modo

O curso será ministrado em formato presencial por quatro seminários de 8h cada.

YNSA - Nova Acupuntura Craniana de Yamamoto

Breve descrição

Craniopuntura ou Escalpuntura é a Acupuntura realizada em pontos sobre o crânio. O crânio é um micro-sistema, ou seja, temos uma representação de todo o corpo na cabeça e seus pontos podem ser estimulados como se estivéssemos estimulando os pontos de Acupuntura no corpo. O estímulo pode ser feito com agulhas ou com outras formas como cores, sons, pressão com os dedos ou instrumentos, moxabustão.

A Craniopuntura chinesa desenvolveu-se por volta de 1960, baseada no conhecimento da neurologia, pelo neurocirurgião Chiao Shu Fa. 

Contudo em 1973, o Dr. Toshikatsu Yamamoto apresentou num encontro da Sociedade Japonesa de Ryodoraku a Nova Craniopuntura de Yamamoto, ou Yamamoto New Scalp Acupuncture, conhecida como YNSA, que apresenta um conceito diferente da chinesa, estando os pontos localizados na região da linha de inserção dos cabelos e das têmporas, que podem ser classificados como uma representação somática do corpo. Como um micro-sistema, com representação do corpo, não há pontos que possam causar danos a estruturas mais internas como pode ocorrer na Acupuntura sistêmica.

Na Craniopuntura Chinesa (original) há uma maior atuação sobre paralisias, no entanto as agulhas são introduzidas em maior extensão o que pode ser desconfortável. Na YNSA as agulhas são introduzidas em menor profundidade, ao estilo japonês, com menos desconforto.

Baseado em pontos / zonas cranianas e com um específico método de diagnóstico por palpação de pescoço e crânio, a YNSA é uma técnica que tem vindo a evoluir nos últimos anos, sendo já uma vertente da acupunctura utilizada em todo o mundo com surpreendentes resultados, ao nível da dor, problemas osteoarticulares, depressão e transversalmente todas as patologias tratadas com outras técnicas, associadas ou não.

Esta técnica relativamente recente, permite resultados imediatos e tratamentos em todas as áreas médicas, não sendo de absoluta necessidade conhecimento prévio de acupunctura, é no entanto benéfico que o aluno tenha algum conhecimento básico da técnica acupunctural.

Ao longo do curso serão abordados as seguintes temáticas:

  • Introdução da Craniopuntura de Yamamoto e sua história;
  • Deteção dos Pontos Básicos, Sensoriais e  Cerebrais;
  • Detecção dos Pontos Ypsilon (Órgãos e Vísceras – Zangfu);
  • Pontos dos Nervos Cranianos;
  • Diagnóstico Cervical;
  • Procedimentos terapêuticos;
  • Prática das técnicas.

Capacitar o aluno / acupunctor a utilizar a técnica da Nova Craniopuntura de Yamamoto (Yamamoto New Scalp Acupuncture - YNSA) como um recurso prático e eficiente de diagnóstico e tratamento de diversas patologias agudas e crónicas, como dores músculo-esqueléticas e sequelas neurológicas.

Para profissionais de saúde: médicos, enfermeiros e acupuntores.

Nota: Não depende de conhecimento prévio em acupuntura para realizar a prática.

  • Luís Filipe Silva

    Luís Filipe Silva

    • Especialização em YNSA - Nova Acupunctura Craniana  (Brasil / Porto)
    • Curso YNSA - Método Misto Dr. Zhu
    • Especialização Yamamoto Método TOSHIKATSU YAMAMOTO (Dr. David Bonzom)
    • Diplomado em Acupunctura Bioenergética pelo CEMETC - Valladolid (Espanha).
    • Especialista em Acupunctura Bioenergética e Moxibustão - Faculdade de Medicina de Santiago de Compostela.
    • Membro da Direção da CEMI - Câmara de Especialistas de Medicina Integrativa

     

    Ver mais